Sônia Robatto lança livro infantil no Museu de Arte Moderna da Bahia com distribuição de 200 exemplares

Nesta quinta-feira (13), acontece o lançamento da coleção “Vila para as Infâncias” com o primeiro exemplar da série: “Uma Casa Mágica: o Teatro Vila Velha”
O Vila celebra a vida e a obra da atriz e escritora Sônia Robatto, aos 88 anos, com o lançamento do livro “Uma Casa Mágica: o Teatro Vila Velha”, um conto infantojuvenil que faz um passeio lúdico, mágico e poético pelo universo teatral e pelo nascimento desse espaço histórico, há de mais de 60 anos. No volume 1 da coleção Vila das Infâncias, a autora conduz uma narrativa através da personagem Vovó Candinha. E nessa aventura vai desvelando as camadas criativas dessa arte milenar e universal e da sua capacidade de tocar e transformar pessoas ao redor do mundo. Neste cenário, a criação da primeira companhia profissional da Bahia - a Companhia Teatro dos Novos - e as histórias de seus fundadores, Sônia Robatto, Echio Reis, Carlos Petrovich, Othon Bastos, Carmen Bittencourt e Thereza Sá e João Augusto.
Com coordenação editorial de Marcio Meirelles e Ramon Gonçalves, a obra tem projeto, design e capa da artista visual Vânia Medeiros e texto em colaboração com Gustavo Grangeiro. A realização do livro conta com o patrocínio do Banco do Brasil, através da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal.
Nesta quinta-feira, 13 de fevereiro, às 16h, no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM) acontece o lançamento do livro infantil dentro da programação da exposição Vila Velha, Por Exemplo: 60 anos de um teatro do Brasil. O evento terá contação dessa história com a atriz e diretora Zeca de Abreu, acompanhada da trilha musical ao vivo do artista visual, poeta, músico e produtor Ramon Gonçalves, criador do projeto multimídia Aurata.
Com tiragem de 2 mil exemplares, o livro terá cota de 200 exemplares para distribuição gratuita no dia do lançamento e estará disponível para leitura virtual na plataforma Issuu (https://issuu.com/teatrovilavelha ) e à venda on-line na Loja do Vila. A coleção O Vila das Infâncias é uma realização do Teatro Vila Velha através do selo Edições do Vila.
SOBRE SÔNIA ROBATTO
Com mais de 400 histórias escritas para crianças, Sônia Robatto foi aluna da primeira turma da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia e membro-fundadora da Sociedade Teatro dos Novos (1959). Em 1964, fez parte do grupo que criou e ergueu o Teatro Vila Velha. Em 1969, criou e foi a editora da revista Recreio (Editora Abril), na qual lançou as escritoras Ana Maria Machado e Ruth Rocha, dentre outros. Nos anos 1980, foi responsável pela Coleção Taba, com revistas e discos dedicados ao público infantil.
A artista também fez parte do elenco de Pé de guerra, peça encenada no Vila, no ano 2000, e que trouxe à cena adultos e crianças, sendo que essas últimas formaram o grupo de intérpretes fundadores da Companhia Novos Novos. Escreveu, entre outras peças, Ciranda do Medo.
Para ficar atualizado e bem informado sobre toda a programação, acesse o instagram @teatrovilavelha e o site www.teatrovilavelha.com.br e acompanhe as novidades.
O patrocínio da exposição “Vila Velha, Por Exemplo - 60 anos de um teatro do Brasil" é do Banco do Brasil, através da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal, com apoio do Museu de Arte Moderna da Bahia, Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural e Secretaria Estadual da Cultura. A produção é da Janela do Mundo com coprodução do Teatro Vila Velha.
SOBRE O CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL
O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) é uma rede de espaços culturais gerida e mantida pelo Banco do Brasil, com o objetivo de ampliar a conexão dos brasileiros com a cultura e valorizar a produção cultural nacional A diversidade, a relevância e o ineditismo da programação do CCBB são os diferenciais que contribuem para democratizar o acesso à cultura e para gerar emprego.
Presente no Rio de Janeiro, Brasília, São Paulo e Belo Horizonte, está em avançado processo de instalação de sua nova unidade em Salvador. Na capital baiana, passa a ocupar o Palácio da Aclamação, o histórico edifício que, como o Teatro Vila Velha, compartilha a área do Passeio Público, no bairro do Campo Grande.
Mesmo antes de iniciar suas atividades no Palácio da Aclamação, o CCBB já realiza intervenções culturais na cidade de Salvador. Nesse contexto, promove sua primeira exposição na Bahia, em projeto que dimensiona a importância do Teatro Vila Velha para o Brasil.
SOBRE O TEATRO VILA VELHA
Com mais de 60 anos de história (completados em 31 de julho de 2024), o Teatro Vila Velha é um dos mais importantes e inovadores espaços de difusão artística do Brasil. Fundado em 1964 pela Sociedade Teatro dos Novos, está localizado no Centro de Salvador-BA. Tem como missão fomentar a criação artística coletiva e comprometida com a reflexão e o respeito à diversidade. O Vila mantém intensa programação presencial e virtual, tem seu próprio programa de formação artística, a universidade LIVRE, já revelou grandes nomes da arte nacional e recebe espetáculos e artistas do mundo inteiro. Atualmente, o Vila começa a passar por uma reforma financiada pela Prefeitura de Salvador. Por essa razão, deu início ao programa ‘O Vila Ocupa a Cidade’, uma série de ações, criações e colaborações que mantém o Teatro Vila Velha atuante e presente, ao longo de 2024, em diversos outros teatros e espaços culturais. A marca de um espaço sempre em experimentação, formação artística e constante diálogo com a sociedade.