Orquestra Forte de Copacabana convida para o Festival da Primavera, dia 19 de fevereiro, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Além de um concerto com a participação da soprano Marília Vargas, a noite contará com as tradicionais Dança do Dragão, Dança do Leão e distribuição gratuita do livro “CNOOC - A Inteligência do Futuro”, de ACM Pinto, que aborda a cultura de Brasil e China

A festa da primavera chinesa é o maior feriado anual do país e marca a comemoração do ano novo, simbolizando a esperança por novos tempos. A tradição milenar - comemorada em janeiro - também será celebrada no Brasil. No dia 19 de fevereiro, às 19h, a Orquestra Forte de Copacabana convida para o Festival da Primavera, uma noite de atividades gratuitas dedicadas à cultura chinesa, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. O destaque é o concerto em celebração à data, com a ilustre participação da soprano Marília Vargas, que se une ao grupo na execução das tradicionais obras chinesas "Minha Pátria" e "I Love You, China".
Além de canções chinesas, o repertório contará com clássicos da Música Popular Brasileira. A regência é de Luiz Potter e a direção artística é de Márcia Melchior. A noite ainda terá apresentações da Dança do Leão e da Dança do Dragão, tradicionais números artísticos chineses.
Também serão distribuídos, gratuitamente, 500 exemplares do livro “CNOOC - A Inteligência do Futuro” (Editora Fórum da Cultura), primeiro livro em quadrinhos do cantor e compositor Antonio Carlos, da dupla Antonio Carlos e Jocafi, que também é diretor musical do projeto. A obra é direcionada ao público jovem e infanto-juvenil, traz aspectos da cultura chinesa e brasileira, e é escrita em português e mandarim. Uma oportunidade para o público presente conhecer um pouco mais sobre o país asiático.
“É com imensa emoção que organizamos este evento e o concerto especial em homenagem ao Festival da Primavera, a vibrante celebração do Ano Novo Chinês. Não é apenas uma oportunidade de encantar o público com a riqueza musical e cultural da China, mas também um passo importante para fortalecer os laços entre nossas culturas. A música tem o poder de unir povos, contar histórias e criar pontes, e é uma honra para a Orquestra Forte de Copacabana levar essa tradição milenar aos cariocas”, diz Márcia Melchior, diretora artística da Orquestra e presidente da Associação de Arte e Cultura RioMont, que promove o intercâmbio cultural entre Brasil e China.
O Festival da Primavera é realizado pela Orquestra Forte de Copacabana em parceria com o Consulado Geral da República Popular da China no Rio de Janeiro. O patrocínio é da CNOOC, por meio da Lei Rouanet.
Orquestra acaba de voltar de uma turnê na China
O Festival da Primavera vem reforçar a vocação da Orquestra Forte de Copacabana de promover a cultura chinesa no Brasil. Em 2024, por exemplo, o grupo foi convidado para fazer uma turnê na China, se apresentando para importantes personalidades, como o vice-presidente Han Zheng e em locais nobres, como a Beijing University e a Beijing Technology and Business University. A viagem fez parte de uma série de atividades culturais em comemoração aos 50 anos de amizade diplomática entre os países, que incluíram também atividades no Brasil.
Por sua vez, a soprano Marília Vargas também possui vínculos com a China. Ela cantou para o Presidente Xi Jinping durante o G20, no Brasil.
Sobre a Orquestra Forte de Copacabana
A Orquestra Forte de Copacabana teve início apenas com violões, mas hoje possui uma formação de big band e reúne instrumentos como clarineta, flauta transversa, saxofone, trompete, trombone e uma base formada por violão, baixo, guitarra, teclado, percussão e bateria. Os jovens são convidados a apresentar músicas do repertório tradicional da MPB, muito conhecido pelo público, assim como músicas belíssimas de grandes nomes da nossa música, porém não tão conhecidas pelo grande público.
O projeto é idealizado pelo Instituto Rudá, por meio da Lei Rouanet - Lei de Incentivo à Cultura e conta como mantenedores o Grupo Shalom e a CNOOC – PETROLEUM BRASIL. Já o patrocínio é da ONS-Sistema Nacional do Sistema Elétrico (por meio da Pró Carioca - Lei de Incentivo à Cultura) e da TIJOÁ Energia. O projeto conta ainda com o apoio cultural da FHE-POUPEX e da Associação de Arte e Cultura RioMont.
O Instituto Rudá é especializado em gestão de orquestras, e com idealização da produtora e empresária Márcia Melchior, a Orquestra Forte de Copacabana é formada por 28 jovens que possuem de 13 a 21 anos, alunos da rede pública de ensino. Os componentes ensaiam uma vez por semana no Forte de Copacabana e ainda contam com ensino de apoio, como aulas de inglês. A Orquestra também é parceira da Orquestra Shalom, que a acompanha há 12 anos.
“O objetivo da Orquestra é capacitar os jovens para que eles cheguem a ingressar em orquestras profissionais, em orquestras das Forças Armadas, e que tenham um caminho profissionalizante, graças à música. Felizmente, ao longo dos anos, diversos estudantes da Orquestra ingressaram em projetos musicais e culturais, na academia, alguns chegando mesmo ao doutorado. Essa é a nossa maior missão”, diz Márcia Melchior.
SERVIÇO:
Festival da Primavera, com a Orquestra Forte de Copacabana
Data: 19 de fevereiro, quarta-feira
Horário: 19h
Local: Theatro Municipal do Rio de Janeiro - Praça Floriano, S/N - Centro, RJ
Grátis. Livre.
LINKS:
Acesse o site oficial da OFC: www.orquestrafortedecopacabana.com.br/
Siga a Orquestra nas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/orquestrafortedecopacabana/
YouTube: https://www.youtube.com/@orquestrafortedecopacabana
Facebook: https://www.facebook.com/OrquestraFortedeCopacabana
Siga a Orquestra no Spotify:
Spotify: https://open.spotify.com/artist/0QacyVNz1x96XzkIkvURe8
ASSESSORIA DE IMPRENSA:
Mario Camelo
Prisma Colab
+55 21 99992.3644